Este
projeto foi trabalhado com todos os alunos do 1° ao 5° ano deste
estabelecimento de ensino. Em fim, foi realizado com sucesso pois
alcançamos o nosso objetivo.
Atende
a atividade 3.2 da Unidade III do Curso Redes de Aprendizagem da
Turma Janaina NTE/Jacundá.
Cursistas:
Ana
Lourdes Costa Nascimento
Iolanda
Santos de Souza.
Francilene
Amorim Costa
.“LER BEM E COMPREENDER O QUE SE LÊ”
Apresentação:
As
atividades de leitura valorizam a construção de sentidos e o uso de
estratégias diversificadas, que propiciam a formação de leitores
competentes.
O
projeto traz propostas de leitura e produção de texto, para a
criança participar de situações cotidianas nas quais se faz
necessário o uso da escrita, considerando o destinatário, a
finalidade e as características do texto. Há também orientações
para a organização e a revisão dos textos e várias sugestões de
socialização das produções.
Introdução:
Este
projeto propõe um trabalho, buscando entrelaçar linguagens
estabelecendo um diálogo entre as leituras e as atividades
desenvolvidas com base nos descritores de português e matemática e
no cotidiano do aluno. Desse modo, assume-se a perspectiva de que o
conhecimento é algo que ocorre na interação com o outro, desafiam
o aluno a pensar, conhecer, informar-se e criticar, desenvolvendo
suas capacidades cognitivas, lingüísticas e discursivas.
Objetivos
Gerais:
-formar
alunos escritores capazes de produzir textos coerentes, coesos e
eficazes.
-fomentar
no aluno, o gosto pela leitura, a fim de facilitar a interpretação.
-Proporcionar
aos estudantes o conhecimento amplo de sua cultura através de uma
nova abordagem significativa e aperfeiçoada de nossa prática
escolar, motivando-os através de atividades, exercitando assim a
cada dia sua sensibilidade e criatividade humana por meio de contato
com a linguagem artística musical, visando formar cidadãos capazes
de contribuir ativamente com as mudanças sócio-culturais que são
necessários para construir uma sociedade solidária, ética e digna.
Objetivos
específicos:
-Conhecer
o verdadeiro sentido da páscoa e seus símbolos.
-Levar
o aluno a desenvolver habilidades de leitura de formar gradativa, por
meio do exercício de determinadas operações.
-Realizar
atividades que proporcionam interação do grupo.
-Desenvolver
a capacidade de expressão a de argumentação oral do aluno através
do debate.
-Dramatização.
-Levar
o aluno a transferir as idéias do texto para sua realidade concreta
e se posicionar diante dela.
-Ouvir
histórias e textos relacionados ao tema.
-Temas
a serem abordados: carnaval, dia internacional da mulher, páscoa,
dia do índio, Tiradentes, descobrimento do Brasil, dia do livro.
-sugestão
de atividades.
Disciplina
envolvida:
-Língua
Portuguesa
-Matemática
-História
-Geografia
-Ciências
-Artes
-Religião
Propostas
Metodológicas
O
ensino dos conteúdos das disciplinas envolvidas está voltado não
só para o funcionamento do sistema lingüístico, como também para
o aumento da consciência dos efeitos de sentidos produzidos pela
linguagem e pelo raciocínio matemático e pelos temas das
disciplinas diversas.
As
atividades organizam-se levando em conta não só um olhar
lingüístico de trabalho com a oralidade, a escrita, a leitura a
resolução de problemas, mas também considerar a possibilidade do
diálogo de um entrelaçamento com diferentes textos e com o lúdico.
Cabe
ressaltar que a tônica do trabalho de leitura realiza-se com uma
diversidade textual em linguagem verbal, não-verbal e mista. Assim,
foram selecionados textos diferentes gêneros, levando-se em conta
também diferentes suportes (livros, revistas, rótulos, etc..)
Estrutura
do projeto Apresenta a proposta da realização de um conjunto de
atividade que se retomam com diferentes abordagem os conteúdos
é oferece aos alunos oportunidades de operar esses conteúdos de uma
forma mais efetiva e criativa.
Este
projeto está estruturado em:
1-leitura
- Um dos princípios norteadores do trabalho de leitura é a
diversidade textual, compreendendo-se texto como unidade
significativa, o faça uso de linguagem verbal, não-verbal ou mista.
Os textos trabalhados são aqueles que circulam sociamente: os
gêneros narrativos ficcionais (conto, fábula, crônica, etc.), o
poema, a notícia, a entrevista, a anedota, a reportagem além de
textos não verbais ou mistos como a pintura.
Avaliação
Verificar
o estágio de aprendizagem dos alunos em relação a certos
conteúdos.
-Eles
são capazes de decodificar e compreender um texto, ou apenas de
decodificar?
-Qual
é o desempenho dos alunos em relação a certos problemas
notacionais da língua, como ortografia, divisão silábica e
acentuação.
Eles
apresentam noções de concordância em suas produções de texto?
Interpretam
os textos identificando o objetivo dos descritores de Português e
Matemática?
Culminância
Gincana de Leitura
Na
gincana serão envolvidos (onde de) alunos de 1ª ao 5° ano, onde
desenvolverão tarefas imediatas. Cada tarefa será realizada no
período de 10 minutos. Todas as atividades valerão de 1 á 20
pontos. As atividades extraclasse valerão de 1 á 20 pontos.
A
disputa poderá ser feita entre grupos ou entre salas. No final serão
somados os pontos. Quem atingir a maior pontuação será vencedor e
receberá uma premiação.
Atividades
a serem realizadas na gincana.
-Confecção
de livros de contos, poemas etc.
-Apresentação
de um jornal falado.
-A
confecção de um jornal mural.
-Uma
exposição (de produção).
-Uma
feira de livros.
-Cartazes
de temas pesquisados.
-Um
folheto sobre um tema relacionado á saúde.
-Material
de divulgação de uma festa escolar.
-Um
livreto sobre trabalho comunitário.
-Um
diário de viagem ou passeio.
-Uma
campanha sobre reciclagem de lixo, etc.
Psicomotrocidade
Percepção
visual, Percepção tátil, Percepção auditiva, percepção
corporal, Coordenação motora (grossa e fina), Estrutura corporal e
espacial.
Nome
do aluno, alfabeto maiúsculo e minúsculo, junções, sons iniciais
e finais contextualizada, divisão de silábica.
Eu
e os números, noções de grandezas e posição, comprimento (curto,
comprido, longo), tamanho (grande, pequeno, maior menor e mesmo
tamanho), alto e baixo, Quantidade (muito, pouco, mais e menos).
Sistema de numeração (0 á 10)e numero quantidade.
Eu
e minhas características/quem sou eu, Imagem, Independência e
autonomia, Interação formação da família.
Eu
e os outros, auto-estima e respeito
Música,
Brincadeiras dirigidas, amarelinha pula corda.
· Amor
ao próximo
· Solidariedade
· Respeito
· Cooperação
· Preconceito
· Amizade
· Lealdade
· Obediência
· Quem
é você
· Eu
e os outros
· Respeitando
as diferenças
· As
minhas preferências
· Todo
mundo tem um nome
· Família
(necessidades básicas da família, membros, nossa escola.)
· Direitos
e deveres do aluno
· Datas
comemorativas
· O
cotidiano na escola
· O
local em que vivemos
· A
família
· O
cotidiano das famílias
· O
município
· Os
serviços públicos e o cidadão
· Datas
comemorativas (Carnaval, dia da Mulher, e páscoa).
· Crianças
do mundo (você e outras pessoas;
· O
que muda o que se conserva e o que distingue das outras pessoas;
· Os
lugares e suas paisagens
· As
paisagens e seus elementos
· Modos
de vida diferentes; Paisagens diferentes;
· O
caminho de casa para a escola.
· O
município e suas paisagens
· O
município
· Observando
o município de diferentes postos de vista
Ordem
alfabética
· Letras
maiúsculas e minúsculas
· Separação
silábica
· Formação
de frases e textos
· Nome
do aluno
· Sistema
de numeração decimal unidade dezena
· Comparando
quantidade
· Adição
e os símbolos (+ e -)
· Resolvendo
problema de adições e subtração
· Símbolos
(+, - e =)
· Números
ordinais (1º a 10º)
· Antecessor
e sucessor
· O
calendário
· Somos
diferentes: pessoas diferentes, jeito diferente
· O
lugar onde vivemos nossa moradia
· Diferentes
lugares e paisagens.
· Seres
vivos e não vivos
· O
ambiente e os seres humanos
· Cuidado
com o meio ambiente
· Dengue
· Higiene
pessoal
·
· Tipos
de desenhos
· Pinturas
· Recortes
e colagens
· Dobraduras
· Ilustração
de historias
· Produção
textual
· Ortografia
antes de m, p, b, na, em
· Leitura
de interpretação
· Alfabeto
usa de letras maiúsculas e minúsculas
· Dígrafos
· Sistema
de numeração decimal
· Ordem
crescente e descreve
· Números
pares e impares
· Sistemas
numeração romana
· O
Pará no Brasil
· Os
povos que os portugueses encontraram.
· Os
indígenas da Amazônia
· Os
relatos sobre os povos indígenas
·
· A
casa
· A
escola
· Município
· Representação
da terra
· Localização
da terra
· Água
e ar no planeta terra
· Composição
do ar
· O
ar em movimento
· Pressão
do ar
· Umidade
do ar
· Temperatura
do ar
· Dobraduras
· Historias
em quadrinhos
· amor
ao próximo
· Companheirismo
· Preconceito
(Bullíng)
· Perdão
· Letras
e fonemas.
· Letras
maiúsculas e minúsculas
· Encontros
vocálicos e consonantais.
· Ortografia
(regras) m antes de p e b, s entre vogais.
· Pontuação.
· Leitura
e interpretação de texto de gêneros diversos.
· Nº
d silabas
· Sinônimos
e antônimos
· Silaba
tônica
· Sistema
de numeração decimal
· Ordens
e classes
· Valor
absoluto e relativo
· Antecessor
e sucessor
· Adição
e subtração (problema)
· Multiplicação
e divisão (problema)
· Mediadas
de tempo
· Gráficos
e tabelas
· Geometria:
sólidos geométricos e figuras planas
· Segmentos
de retas paralelas, concorrentes
· Primeiros
habitantes do Brasil
· Descobrimento
do Brasil
· Inconfidência
mineira
· Historia
de jacundá
· O
povo brasileiro
· ipo
de moradia
· Extensão
territorial
· População
de Jacundá
· Localização
(casa, escola)
· Higiene
pessoal
· Água
· Vacinas
DST
· Prevenção
e conservação do ambiente
· Musica
(Ritmos)
· Desenho
livre
· Dramatização
de historias
· Campanha
da fraternidade
· Igualdade
· Amor
· Leitura
e interpretação de versículos
· Gêneros
textuais: história em quadrinhos e histórias infantis.
· Leitura,
interpretação e produção textual;
· Alfabeto,
vogais e consoantes contextualizadas;
;
TEMAS
ABORDADOS: carnaval,
dia internacional da mulher, páscoa, dia do índio,
Tiradentes, descobrimento
do Brasil, dia do livro
.jpg)



Nenhum comentário:
Postar um comentário