GOVERNO
DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA
EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA
PARA EDUCAÇÃO DIVERSIDADE E CIDADANIA – DEDIC
COORDENAÇÃO
DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO – CTAE
NÚCLEO
DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MARABÁ
TECNOLOGIAS
NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO A APRENDENDO COM AS TIC/2011
Cursista:
Iolanda Santos de Souza
Participei
de um projeto de pesquisa dentro do campus universitário da UFPA de Tucuruí
juntamentecom dois professores e toda turma de letras.
O
tema escolhido para esse projeto a fonética, o uso ( s ), ou seja os sons do (
s ) pronunciados pelos moradores nascidos e criados dentro da cidade de Tucuruí.
Dentre elas foram entrevistados os moradores com variados grau de escolaridade
com; analfabetos, fundamental, médio esuperior.
No
decorrer do desenvolvimento desse projeto, pudemos perceber uma enorme
diferença na linguagem faladas por essas pessoas, pois quanto maior o grau de
escolaridade mais perfeita é a pronuncia das palavras, e constatamos também a
grande variedade de sons do ( s ) pronunciados pelos moradores da cidade.
Esse
projeto foi uma pesquisa de campo com duração de duas semanas, o passo seguinte
do projeto seria a passagem das palavras em que havia a letra ( s ) para fonética
pois sabemos que dentro da língua portuguesa o ( s ) produz diversos sons. No
decorrer do projeto houve a participação de cerca de trinta alunos e dois
professores da universidade.
E
isso promoveu a interação de professores, alunos e entrevistados, na busca pelo
conhecimento da linguagem falada pelo povo tucuruiense, deixando os professores
satisfeitos com o trabalho desenvolvido através do “Projeto Fonético”. alunos
entusiasmados com a obtenção de experiências e conhecimento, porque foi uma
atividade inovadora para muitos de nós. E entrevistados que sentiram-se privilegiados
por serem escolhidos para participar do projeto, contando suas historias de
vida e serem ouvidos por todos. Mas alguns por falta de conhecimento das novas
tecnologias mostraram-se arredios com medo das mídiastecnológicas utilizados
por nós, que foi o gravador, microfone, pen drive e o
celular que serviram de instrumentos e apoio na hora de registrar as
informações recebidas por eles. Sendo assim a experiência de trabalhar com
projeto foi de grande importância. Tendo em vista que um projeto segue seu
curso passo a passo e isso leva ao objetivo traçado logo no começo da pesquisa
fazendo com que o êxito seja alcançado com sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário